21 de abr. de 2019

Fraldas Ecológicas - Vale a pena?



 As fraldas ecológicas são a versão moderna das fraldinhas exutas de quando éramos bebê. Hoje, elas tem uma qualidade maior, regulagens e variedades de modelos e absorventes. Inicialmente só conseguia comprar as importadas mas hoje há várias produtoras nacionais.

Eu sempre fiquei incomodada com a quantidade de fraldas que descartávamos. Lembro que na época de Elisa bebê, tínhamos Isaque e Lídia ainda usando fralda noturna. Era um absurdo ver aquele saco grande de lixo diário, só de fraldas! Tudo indo para os lixões e mares, poluindo o planeta que meus filhos e netos viverão. Mas eu me acomodava. Não conhecia outra opção nem pesquisei sobre.

Conheci as fraldinhas de pano alguns meses após o nascimento de Linda e comprei no Aliexpress. Chegou quando ela fez 1 aninho e foi à primeira vista! Já começamos usando até pra dormir. E NÃO VAZAVA! Fiquei maravilhada! Rsrsrs...

Carol, deve dar um trabalhão lavar isso!

Diferente do que muita gente pensa, é simples a lavagem das fraldas, até porque estamos na era das máquinas de lavar! ALELUIA! E as capinhas secam rapidinho. As capinhas que podem demorar a secar mais, dependendo do modelo.

Não faz mal para o bebê?

Não faz! Pelo contrário, as fraldinhas de pano são trocadas em intervalos menores e pelo material, a pele do bebê continua respirável. Já nas descartáveis, o bebê costuma ficar mais tempo e com aquele plastico abafando sua pele. Por isso ocorre mais assaduras e alergias.

Linda se adaptou tão bem que passou a rejeitar as descartáveis. E por medo meu, continuamos usando as descartáveis para sair. Mas logo que peguei o jeito, pulamos para o uso exclusivo das ecológicas e já estamos há mais de 1 ano! <3

Uma coisa que notei após o uso das fraldas de pano foi a consciência da Linda com o xixi. O fato de sentir a umidade (diferente das descartáveis que absorve) a fazia dizer quando fazia xixi. E isso tem refletido diretamente na transição para o desfralde, mas isso é assunto para outro post. ;)

Valeu a pena o investimento?

Além da redução de lixo e maior conforto para a Linda, a economia foi bem marcante, pois eu investi inicialmente nas fraldas e só! Acabou aquele tanto de dinheiro indo pro lixo diariamente.

As fraldas não são baratinhas mas, pensando a longo prazo, o custo benefício é muito maior. Vale sim o investimento! Além de lindas, as boas marcas têm uma durabilidade maraaaa! Lava, lava e não desgasta.
Eu só queria ter conhecido na época de Isaque!

Ah, mas você gasta com água e sabão!

E mesmo assim sai mais barato que fralda descartável. E ecológicamente falando, o uso da água nas lavagens não afeta tanto a natureza quanto as descartaveis que podem levar mais de 500 anos para se decompor.
Ah, e a regra de juntar uma quantidade boa de roupas para lavar na máquina, também vale para as fraldinhas! Assim economizamos em água e luz. ;)

Estarei dando dicas sobre a lavagem das fraldas em um próximo post. ;)

Tem alguma dúvida sobre as fraldinhas? Deixa aqui nos comentários que vou respondendo.
Até logo!

2 comentários:

  1. Oi
    Vc poderia indicar as marcas que usou. Seria ótimo.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, poderia me informar as marcas e os links para compra das fraldinhas?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Diario de Maternidade - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Acid Assessoria.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo