Ter apoio durante a gravidez e pós parto faz toda a diferença para a mulher e seu parceiro. Claro que nem sempre é fácil ter esse suporte, principalmente quando não tem familiares/amigos de confiança por perto.
Outro fator importante é ter fontes de informações para se preparar durante a gravidez. O parto e pós parto requer estudo para se preparar e não basta a experiencia dos parentes pra isso. É preciso que a fonte saiba do que está falando e, baseada em evidências cientificas. Nada de achismos. A gestante e parceiro precisam se preparar de verdade para o que está por vir.
Nas minhas três primeiras gestações, eu não conhecia nada sobre esse preparo, e achava que assistir programas de arto da Discovery Home and Health era suficiente. Que as experiências (terroristas) ouvidas também ajudaria. Ai, ai...
Na primeira gravidez, pari e sofri variassss violências obstétricas, além de sofrer muito com a amamentação, onde meus seios ficaram em carne viva por não ter um profissional que me orientasse sobre a pega correta.
Depois da experiência anterior, optei por cesárea. O puerpério (que eu não conhecia) foi punk a ponto de eu ter uma crise de nervos e achar que estava ficando maluca. Também precisa de acompanhamento profissional e não sabia disso.
Terceira gravidez, depressão, uma cesárea onde a experiência não foi boa e o puerpério pior ainda.
Quarta gravidez, tudo indo pelo mesmo caminho da última, até que eu mudo a rota, mudo de obstetra e esta é humanizada, conheço minha doula e tudo se transforma. Tenho um parto respeito, com cuidados MBE (Medicina Baseada em Evidência), começo a participar de Roda de Puérperas e todo o apoio necessário, que não tive antes, eu recebo.
Mas Carol, o que é esta Roda de Apoio?
Roda de Apoio é um grupo onde mulheres e companheiros que estão se reparando para engravidar, estão 'grávidos' ou já tiveram seus bebês se encontram para compartilhar suas experiências e ter orientação de um profissional de acordo com MBE. No nosso caso, temos a Fabíola, que é Doula e ativista da Humanização do Parto.
Minha experiência com a Roda tem sido maravilhosa. Lá, encontrei não só apoio, mas amigos pra toda vida. Além de ter me encontrado, profissionalmente falando (mas isso é assunto pra outro post). Lá eu tive e tenho muita informação CORRETA, apoio, acolhimento, nada de julgamentos e aprendi a exercer a empatia. <3
Com apoio correto eu entendi que não preciso me culpar pelos dias que me sinto exausta, entendi que não sou uma mãe insuficiente, pois tenho buscado infirmações, exercido e dado o meu melhor para meus filhos. Chega de colocarmos um fardo tão pesado sobre nossos ombros, a sociedade já faz isso.
Com apoio correto eu entendi que não preciso me culpar pelos dias que me sinto exausta, entendi que não sou uma mãe insuficiente, pois tenho buscado infirmações, exercido e dado o meu melhor para meus filhos. Chega de colocarmos um fardo tão pesado sobre nossos ombros, a sociedade já faz isso.
A Roda que participo acontece em Campo Grande (Zona Oeste do Rio de Janeiro), chama-se Roda de Conversa Doulas do Rio, na Casa Bosque. O endereço completo está no link abaixo:
Não passe por este momento tão especial da sua vida sem apoio profissional. Procure um Roda de Gestante/Puérperas na sua cidade. Tenho certeza que você se sentirá acolhida e respeitada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário