10 de mai. de 2017

Aprendendo a compartilhar


 É incrível como as crianças nos ensinam tanto! Como mães, sentimo-nos responsáveis em passar valores e exemplos para os nossos pequenos mas tem momentos, e são muitos, que eles nos surpreendem e nos deixam boquiabertos. 

 Em nossa casa, sempre procurei trazer nossos filhos para a realidade, entendendo que precisamos valorizar o que temos e entender quando não podemos dar algo. Lembro de perceber que Isaque, que na época tinha uns 3 anos, estava acostumado a beber suco depois das refeições. Um belo dia, não tive tempo de preparar e ele reclamou. Naquele instante meu alerta ligou e percebi que precisava fazer algo a respeito. 

 Daquele dia em diante, comecei a deixar "faltar" o suco nas refeições esporadicamente. Ele perguntava e eu dizia que não tinha. Oferecia água e assim foi indo. Até que ele percebeu que um dia tinha suco e outro poderia não ter e isso faz parte da vida. Faz mesmo! Um tempo depois, o papai ficou desempregado e a situação não ficou nada fácil para nós. Mas tivemos um rapazinho compreensível, que já tinha percebido que nem sempre teria o suco favorito ou o biscoitinho disponível. Foi uma fase difícil para nós, mas passamos juntos.

 Meses atrás, o mesmo rapazinho e sua irmã Lídia me deixaram ainda mais orgulhosa em ser mãe deles! <3 Pausa para um suspiro de mãe muiiiito orgulhosa! <3 

 Minha rotina anda uma loucura com a bebê e toda a correria de cuidar de mais 3 crianças e a casa... enfim... eu não tive como sair para comprar frutas para fazer o suco para os dois levarem pra escola. Quando foi de manhã cedo, separei os biscoitos deles e disse "não tive como fazer o suco de vocês, vão levar só o biscoito. E estou sem trocado para dar a vocês pra comprar algo lá". A resposta imediata da Lídia foi "não tem problema mãe, eu bebo água". Isaque não questionou e foram tranquilos pra escola. Gostei da postura dos dois mas a lição maior ainda estava por vir...

 Quando chegaram da escola, Isaque veio até onde eu estava e disse "Mãe, meu amigo esqueceu o biscoito do lanche em casa e só levou suco. Sabe o que fizemos? Eu dividi meu biscoito com ele e ele dividiu o suco comigo". Na hora eu olhei pra ele e abri um sorriso tão orgulhoso! Orgulho por ele e pelo amigo, sabe? E pude ver como as crianças simplificam tanto a vida. Os adultos que complicam tudo. 

 Choro escrevendo isso... Um simples suco e biscoitos compartilhados me ensinaram tanto! Olhar as situações com leveza, aprender a compartilhar mais com o próximo e enxergar isso de forma natural, como parte de quem somos. Choro também de alívio, por ver que aqueles dias em que me sinto exausta com essa grande responsabilidade de ser mãe, têm valido cada segundo. Os valores estão sendo passados, mesmo com tamanha limitação que sinto ter. Como essas crianças aprendem rápido e praticam até melhor que nós, não é mesmo?!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Diario de Maternidade - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Acid Assessoria.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo