23 de out. de 2016

Semanas x Meses de Gravidez | Como calcular?



Quer me fazer uma pergunta difícil? É só perguntar com quantos meses eu estou! Sério, mesmo sendo minha quarta gravidez fico perdidinha na hora de associar as semanas com os meses. Já até conversei com minha médica sobre isso e ela mesmo orienta a não se prender aos meses e sim, basear-se nas semanas a partir da data da sua última menstruação. Mas vai explicar isso para aquelas pessoas que sempre nos perguntam em que meses estamos... Se você responde em semanas elas logo perguntam "tá, mas isso é quanto em meses?" e aí lasca tudo! 

 Primeiramente precisamos esclarecer uma coisa que ouvimos a vida inteira: Uma gestação não dura 9 meses e sim, 10 meses. Isso mesmo: 10 meses! Mas como assim Carol? Eu vou explicar.
Uma gravidez saudável pode ir até 42 semanas e não a 40, como se fala, até pelo fato de que nem sempre conseguiremos dizer com exatidão quando houve a ovulação. O que fazemos é agrupar o nono mês as semanas de 37 a 42 pra evitar a fadiga. Tenho certeza que se você disser que está grávida de dez meses, criará um caos e não terá mais sossego! kkkk...

Mas então, vamos entender como ficam essas divisões e o que acontece em cada período:

1º mês - 0 a 8 semanas: É uma explosão, entre fecundação e divisões celulares. A oitava semana é marcante pois é quando podemos ouvir o coração do bete bater, recém formadinho.

2º mês - 9 a 12 semanas: Nessas semanas os tecidos todos vão ser formados, braços, mãos, pernas, pés, orgãos abdominais, dedinhos e orelhas. Com 12 semanas o cérebro já existe e também o sistema nervoso.

3º mês - 13 a 16 semanas: O esqueleto se fortalece e cresce muito semana a semana e sistema reprodutor já se diferencia. Nessa fase as mamãe já podem descobrir se esperam por uma menina ou menino.

4º mês - 17 a 20 semanas: A Mãe já pode sentir o bebê dando pulinhos do seu ventre e respondendo a estímulos. Nessas semanas os primeiros fios de pelinhos começam a surgir, cabelinhos e sobrancelhas. E nada tem a ver com azia.

5º mês - 21 a 24 semanas: Os movimentos respiratórios já acontecem e os pulmões já treinam para respiração externa, com soluços. Ainda precisam33 a 36 semanas: amadurecer e crescer bastante pra respirarem como os adultos.

6º mês - 23 a 28 semanas: Aqui amadurece a coluna.

7º mês - 29 a 32 semanas: Os olhos do bebê já se abrem, ele responde a estímulos de luz e som, já que também pode ouvir perfeitamente!

8º mês - 33 a 36 semanas: É tempo de crescer e fortalecer. Nesse período que se espera que fiquem já na posição ideal para o nascimento (de cabeça para baixo).

9º mês - 37 a 42 semanas: O bebê já está todo formadinho, agora é a hora em que o cérebro e pulmões amadurecem para poder se adaptar com mais facilidade a vida fora do útero. É também quando o bebê mais ganha peso, aquela gordurinha essencial para ficar bem até aprender a mamar direitinho.
Fonte: Doula Sam Barth

Agora, quer uma dica de amiga? Se faça de boba e jogue a data prevista pro parto algumas semanas à frente. Assim, você evitará estresse e várias mensagens diárias com as típicas frases "já nasceu?", " não tá passando do tempo?" e tantas outras que acabam com nossa serenidade no final da gravidez. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Diario de Maternidade - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Acid Assessoria.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo